Compreendendo a Atuação dos Florais de Bach de Acordo com a sua "Assinatura"

Fisiognosia vegetal é a ciência que nos ensina a conhecer por seu aspecto exterior as forças secretas de cada uma das plantas. Segundo Paracelso, ¨cada planta é uma estrela terrestre. Suas propriedades celestes se acham inscritas nas cores das pétalas e suas propriedades terrestres, na forma das folhas¨.

Através do formato das flores temos uma indicação clara da sua atuação.

¨As flores se relacionam com o elemento fogo, que reúne em si as propriedades de sublimação, calor, espiritualidade, magnetismo(...)Uma flor tubular( como Gentian) é um receptáculo de energia para nutrir o eixo da nossa personalidade, enquanto uma flor plana e expansiva como Agrimony geralmente é uma exteriorização dos conteúdos do nosso eixo, ou seja, da nossa personalidade¨ ( Jordi Cañellas)

Observando os contornos de uma flor, podemos dizer se ela possui uma atuação de nos preencher com alguma característica ou de nos ajudar a exteriorizar algo que não está em consonância com o nosso ser. A profundidade que existe no formato da flor é análoga a profundidade que ela consegue atingir na nossa essência.

Flores tubulares normalmente possuem uma ação mais lenta quando vão trabalhar com características que estão altamente arraigadas na nossa personalidade.

Temos o exemplo de Gentian, suas flores violetas nos ajudam a nos conectar com o céu, com as energias mais sutis; favorecem a intuição, acalmam o sistema nervoso. Suas flores só se abrem à luz do sol exatamente para absorver sua energia e levar até o eixo de nossa personalidade.

Já flores planas e expansivas são de rápida atuação, exteriorizam. Ao exemplo de Agrimony que com suas flores amarelas equilibram nossa mente, atuam na parte digestiva( ¨digestão¨ do que não podemos aceitar de nós mesmos) e estimula a compreensão intelectual do que se passa no nosso interior. Essa flor tem exatamente a função de trazer a tona esse emaranhado interno que nos atormenta, em um movimento centrífugo de compreensão e liberação.